SEJA BEM-VINDO AO BANGALÔ VIRTUAL - FONTE VITAL: METRE COBRINHA

ENTRE, APRENDA E APREENDA.


segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ENTREVISTA COM O MESTRE COBRINHA

O QUE É A CAPOEIRA?
- Capoeira pra mim é luta, arte, esporte, lazer, educação, é vida. A capoeira é o meu meio de sobrevivência.

VOCÊ VIVE DA CAPOEIRA?
- Vivo de capoeira.

COMO SURGIU A SUA PAIXÃO PELA CAPOEIRA?
- Em 79, tinha um mercado – Hoje Tales Ferraz- mas era chamado de Mercado Sete Luz, na época o mercado Sete luz era  Rua Santa Rosa, e ali, foi a primeira roda de capoeira que eu vi, Dalí eu já me contagiei – tomou conta de mim até hoje. Nessa trajetória capoeirística, só vou parar quando eu morrer.

DIFICULDADES?
- Falta de apoio, valorização da própria comunidade – comunidade brasileira – não falo nem no bairro América – comunidade do Brasil. Agente tem que se dar valor pra depois valorizar alguém de fora. Então, aí tem  a situação da valorização. Então, alguns obstáculos que agente enfrenta: a valorização, apoio – principalmente dos governantes- quem pode nos apoiar cruza os braços. É difícil viver de capoeira. Eu vivo de capoeira, porque na capoeira eu me viro nos trinta, vendo berimbau, pandeiro, blusas...

QUANDO VIAJA PARA DIVULGAR A CAPOEIRA DENTRO E FORA DO BRASIL, RECEBE PATROCÍNIO?
- Eu como brasileiro me decepciono  com o Brasil, entendeu? – INFELIZMENTE- Porque a aceitação fora do país com a capoeira é boa. O brasileiro que sai daqui pra lá não quer mais voltar pro Brasil.
...
O POVO BRASILEIRO É PRECONCEITUOSO?
- ah, sem dúvida nenhuma, principalmente o preconceito com a sua própria cultura, né? Quando agente não conhece o que é nosso tem que buscar e procurar conhecer pra poder saber se defender. As pessoas ainda têm preconceito, falam de algo que não conhecem. Como você vai falar de ou elogiar algo que não conhece?

JÁ PENSOU EM ALGUM DIA PARAR DE PRATICAR A CAPOEIRA?
- Não. Essa pergunta já passou na minha mente, mas eu acredito que não vou parar. Quem vai dar um freio nisso aí é o pai maior – nosso senhor Jesus Cristo – Quando chegar a hora da realidade – que é a morte – vai dar um freio, mas não vai impedir que esse trabalho do mestre cobrinha continue vivo.

QUAL A RELAÇÃO ENTRE MESTRE COBRINHA E OS PROJETOS SOCIAIS VOLTADOS PARA A CAPOEIRA?
- Surgiram projetos – e não projetos de capoeira – Projetos sociais onde eles contratavam professores de capoeira, dança, hip hop, futebol... Então, são projetos sociais e não projeto totalmente voltado à capoeira. Eu tenho um projeto próprio que se chama Sementes do Amanhã, mas ainda tem que passar por toda tramitação pra saber se ele foi aprovado ou não. E hoje, agente trabalha com projetos sociais que vem da prefeitura, vem do governo federal, do governo do estadual, mas que não é exclusivamente – especificamente- pra capoeira. São projetos para a comunidade. É o caso do PELC – Programa de Esporte e Lazer da Cidade – é um programa do ministério dos esportes.


O QUE MAIS LHE ENTRISTECE?
- O que mais me entristece é a falta de apoio do público – do povão. Esse povo que apóia os políticos deveria apoiar a gente. A capoeira é nossa. Patrimônio cultural do povo brasileiro. Você pode ser forte, mas alguém tem de estar ao seu lado, se o público não te apóia... Você cai. A capoeira não precisa de ninguém, pelo contrário, o povo precisa da capoeira. Hoje a capoeira está nas melhores Universidades do mundo.





"A capoeira me completa, mas eu não completo a capoeira".

3 comentários:

  1. É realmente lamentável que a capoeira no Brasil não seja tão valorizado como no exterior. A falta de divulgação talvez seja um grande problema. Eis uma oportunidade agora na abertura das olímpiadas no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Participar dessa entrevista com o Mestre Cobrinha proporcinou a todas nós do grupo ( Ana Moura, Deise e Tamires) um aprendizado enorme. O mestre Cobrinha é um exemplo de arte, dedicação, disciplina e amor. Sua caminhada foi e ainda é dura, pois a falta de apoio do governo e do povo brasileiro não estimula o desenvolvimento do seu trabalho.A valorização da nossa capoeira é o desejo maior do mestre Cobrinha.

    ResponderExcluir
  3. professor pingo de ouro
    A entrevista com o mestre cobrinha tras um grande exemplo de coragem e proporciona que se voce tem um objetivo lute por ele pois no final o reconhecimento e a grande vitoria.
    Obrigado por ser o mestre do meu grupo guerreiros do quilombo.

    ResponderExcluir